Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

A) Preferencialmente pelo SIGAA, sistema informatizado, disponível no link Fale com a ouvidoria (link para um novo sítio);

B) Pelo e-mail ouvidoria@unifesspa.edu.br (link para um novo sítio), com as seguintes informações indispensáveis: nome completo, e-mail, assunto, título e a mensagem. Pode ser solicitado que a manifestação seja sigilosa ou anônima;

C) Por meio de carta, endereçada à Ouvidoria-geral da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, Campus I, Folha 31 Quadra 07 Lote especial, Nova Marabá, Marabá-PA, CEP 68.507-590;

D) Pelo telefone (94) 2101-7169

E) Atendimento pessoal realizado por um dos Atendentes da Ouvidoria – devidamente treinados;

Caso o manifestante deseje acompanhar o desfecho da sua manifestação, é necessário a sua identificação para que possa ser contatado e receber a devida resposta. Porém, o manifestante pode optar pelo sigilo, e sua identificação será do conhecimento apenas da equipe da Ouvidoria e o mesmo receberá a resposta acerca da manifestação.

São aceitas também denúncias anônimas, as quais serão encaminhadas ao órgão responsável pela apuração, desde que haja elementos suficientes à verificação dos fatos descritos. Se o denunciante optar pelo anonimato, o mesmo não será comunicado da tramitação.

A Ouvidoria recebe manifestação de qualquer pessoa interessada nos serviços da Unifesspa:

Público Interno - servidores efetivos, servidores temporários, acadêmicos dos diversos cursos. Para esses, a Ouvidoria funciona como um canal de atendimento, os quais deverão, primeiramente, apresentar sua manifestação aos canais de comunicação preexistentes e competentes para o atendimento corriqueiro (assuntos acadêmicos e administrativos pertinentes às classes). A ouvidoria somente deverá ser acionada se o interessado não obtiver resposta ou se sentir insatisfeito com o resultado do seu questionamento aos canais acima citados.

Público Externo – Qualquer cidadão que precise se relacionar com a Instituição poderá apresentar a sua manifestação diretamente à Ouvidoria, que a receberá, analisará, dará tratamento e encaminhamento. Caso a questão não seja de sua competência, a Ouvidoria orientará o cidadão quanto à maneira mais adequada para o seu atendimento.

A Ouvidoria da Unifesspa é o canal oficialmente disponibilizado para ouvir e dar encaminhamento a denúncias, pedidos de informação, reclamações, solicitações, elogios ou sugestões relacionadas à atuação da Unifesspa.

Reclamação é uma queixa, uma manifestação de insatisfação, descontentamento ou protesto quanto a um serviço prestado, uma ação ou omissão da administração e/ou de seus colaboradores.

Denúncia é uma informação, cujo conteúdo comunica uma infração de natureza penal, administrativa, cível ou disciplinar, de servidor ou órgão, que descumpre a norma jurídica que deveria seguir, ou causa prejuízo ou dano ao patrimônio público. É uma acusação de falta ou de crime cometido.

Deve-se ter o cuidado para não apresentar denúncia caluniosa ou falsa, por se configurar como crime.

Não. A Ouvidoria é o seu canal de comunicação com a Unifesspa e, como tal, poderá ajudá-lo a encontrar o que você procura. Caso suas questões sejam da competência de outros órgãos da Unifesspa, a Ouvidoria irá orientá-lo quanto à maneira mais adequada para seu atendimento.

As demandas pertinentes às atribuições da Unifesspa serão devidamente encaminhadas às unidades responsáveis, que a elas responderão o mais rápido possível.

Primeiramente, a ouvidoria avalia o conteúdo, e se necessário, faz a reclassificação do tipo de manifestação. Após a triagem a manifestação é encaminhada para a Unidade responsável pela resposta.

Quando a ouvidoria recebe uma sugestão, realiza uma análise prévia, entra em contato com a área responsável pelo assunto e deve dar um posicionamento sobre as possibilidades de implantar a sugestão.

Quando a manifestação se dá em forma de elogio a uma pessoa específica, é encaminhado a ela para conhecimento e a informação vai para seus assentamentos funcionais;

No caso de reclamações ou solicitações, a Ouvidoria deve oferecer uma solução, ou informar porque não será possível atender.

Recebida uma denúncia, a ouvidoria faz uma análise inicial para verificar se existem elementos mínimos que possam indicar suspeitas de uso irregular de recursos, ou a conduta indevida de um agente público. Caso haja esses indícios, o levantamento é encaminhado aos órgãos de controle interno e a ouvidoria informa ao cidadão.

A atuação da Ouvidoria-geral da Unifesspa, em especial quanto às denúncias, limita-se a recebê-las, avaliar se o conteúdo nela disposto é ou não de atribuição da Auditoria Interna, verificando se há ou não elementos mínimos que viabilizem a análise dos fatos pela área técnica e, sendo assim, encaminhá-las à unidade competente da Auditoria Interna.

Fim do conteúdo da página