Ir direto para menu de acessibilidade.

Conheça a Ouvidora-geral

Ouvidora-Geral da Unifesspa

Josilene da Silva Tavares nasceu em Guaraí, no Estado do Tocantins. Em 2003 formou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará-UFPA e foi habilitada como advogada na Ordem dos Advogados do Brasil em 2006. Possui especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades pelo Centro Universitário Internacional - Uninter.

Sua carreira pública teve início no ano de 1997, quando ingressou no quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Marabá, como técnica em informática.

Possui mais de 10 anos de experiência na área Financeira e Recursos Humanos, à frente da Secretaria de Agricultura e ainda na função de Chefe de Divisão junto ao PROCON/Marabá,  onde pôde conhecer de perto e atuar na defesa dos direitos das classes menos favorecidas, analisando denúncias, reclamações e consultas dos consumidores para garantir que a relação entre fornecedor e consumidor acontecesse da melhor forma possível. Participou ativamente de inúmeros acordos ocorridos entre fornecedores e consumidores.

Exerceu a função  de Chefe de Gabinete na Procuradoria Geral do Município.

No período de outubro de 2008 a agosto de 2010 atuou ainda como conciliadora do Juizado Especial Cível junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, comarca de Marabá, onde realizou inúmeras audiências de conciliação, sugerindo soluções possíveis e mediando a solução do conflito, objetivando encontrar um meio termo que deixasse ambas as partes satisfeitas e pacificadas.

Nesse ínterim auxiliou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente  - SEMMA no que se refere à análise legal de Processos Administrativos, emitindo pareceres e orientando a formalização dos referidos processos;

Prestou assessoria jurídica à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Marabá, atuando na elaboração de Projetos de Lei, documentos oficiais,  acompanhamento de Convênios e prestação de informações afetas à área assistencial, tendo atuado junto ao Tribunal de Justiça e Ministério Público, na participação de audiências envolvendo a proteção de menores, em situação de vulnerabilidade social e familiar.

Cada uma dessas experiências lhe agregou conhecimentos de mediação e conciliação, o que vem contribuindo para dirimir situações conflituosas do cotidiano nos órgãos, aplicando as determinações legais vigentes.

registrado em: